Marketing e Vendas, sua empresa pode estar dando prejuízo.

Marketing e Vendas, sua empresa pode estar dando prejuízo.

O profissional de vendas ou marketing, já deve estar acostumado com as divergências entre essas áreas e que na maioria dos casos um lado acaba jogando a culpa para o outro quando o assunto é gerar oportunidades venda.

Vendas afirma que não vende mais pois o marketing não gera leads, o marketing afirma que o comercial não aproveita as oportunidades geradas. Com isso quem sofre os impactos é o faturamento da empresa e a relação entre as lideranças.

Isso pode ser um sinal de desalinhamento, o que pode gerar até 10% em perdas no faturamento. Ter um mindset ajustado pode produzir crescimento de até 19%.

Quando falamos em Growth Marketing, mensurar a influência das ações no desempenho do time de vendas e o que de fato estamos gerando de valor para nossos prospects já é algo fundamental para que tenhamos um norte (falaremos sobre a “Métrica North Star” em outro post).

Para iniciar a discussão, deixo 3 dicas para sua empresa superar os obstáculos gerados por desalinhamento.

 

1. Para de direcionar a culpa

Esse talvez seja um dos principais desafios a serem superados. É preciso que esse tipo comportamento não aconteça e que haja uma postura mais investigativa e assertiva. As equipes devem focar em soluções, cooperarem e compartilhar como cada área pode ajudar na resolução dos desafios da outra.

 

2. Transparência

É importante que a gestão da empresa seja transparente e analítica, deixando claro que todos estão no mesmo barco e em busca de um resultado em comum. Isso vale também para os investimentos e vendas e marketing, pontos que não podem estar desbalanceados.

 

3. Construa uma base sólida para gerar resultados

Formule respostas para 3 perguntas básicas:

Quantos leads qualificados o marketing precisa entregar para que o time de vendas possa alcançar a suas metas?
Quais critérios são considerados para qualificar o lead como positivo?
Quais informações capturadas pelo time de marketing podem ajudar os vendedores?

 

4. Elimine o clima tóxico

Recursos humanos que tornam o ambiente tóxico com negatividade e falta de pró-atividade precisam de atenção, não deixei culturas e hábitos antigos influenciarem na opinião dos mais novos de casa. Cada macaco no seu galho e cada um sendo responsável exclusivamente pelo que é responsável na empresa.

 

O alinhamento entre marketing e vendas traz um ambiente mais produtivo e gera lucro. Quanto mais e melhor esses times estiverem trabalhando no mesmo objetivo, melhor o seu desempenho e consequentemente o faturamento da empresa.

Growth Marketing é uma questão aculturamento, não acontece da noite para o dia e os gestores devem saber da existência desse período de maturação.

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